Sistema de check-in para vendas externas
Relações de trabalho, como quaisquer outras, são baseadas em confiança, algumas mais que outras.
É o caso das equipes de vendas externas, onde o gestor não consegue acompanhar seus colaboradores da mesma forma como acontece, dentro do espaço físico da empresa.
A facilidade de fazer uma ligação telefônica, mandar um e-mail ou mensagem faz com que muitas vezes, o representante comercial seja tentado a não visitar os clientes.
Mas, sabemos que em grande parte dos casos, o melhor jeito de garantir uma boa venda é através do contato presencial.
Por esse mesmo motivo, as empresas costumam ter uma boa verba destinada às despesas de sua força de vendas externa, cobrindo gastos como locomoção e alimentação, a fim de manter as visitas frequentes.
Pode ser tentador usar essa verba para assuntos pessoais. Para evitar esse tipo de problema, a tecnologia pode ser empregada a nosso favor também.
Neste artigo, vou te mostrar, como acompanhar sua equipe de vendas externas usando o sistema de check-in.
O que é um sistema de check-in para vendas externas?
Um sistema de check-in para vendas externas é um aplicativo conectado ao GPS de um dispositivo móvel eletrônico (tablet, notebook ou smartphone) que permite ao vendedor avisar a seu supervisor, em tempo real, que ele se encontra em um determinado local.
Como funciona o sistema de check-in para vendas externas na prática?
O vendedor inicia seu dia de trabalho. Ele bate o ponto e liga o GPS de seu tablet ou smartphone.
Abre o aplicativo do Demander Força de Vendas e confere qual será a sua agenda e sua rota neste dia.
A partir desse momento o gerente, que tem total acesso a agenda de sua equipe, poderá acompanhar todos os passos de seu representante.
Mas convenhamos, ninguém tem tempo sobrando para ser babá de equipe de vendas, passar o dia olhando onde estão e o que estão fazendo além de requerer tempo, é uma atividade extremamente tediosa.
É nesse momento, que o sistema de check-in se torna a grande sacada do gestor.
Ao estacionar na porta do cliente, o vendedor faz o check-in. Registrando no sistema sua localização naquele horário.
Se você sofre com uma equipe de vendas externas indisciplinada, pode optar por restringir o acesso ao estoque e catálogo. Impedindo o vendedor de emitir qualquer ordem de serviço antes registrar sua localização.
Você também pode instruir a sua equipe de vendas externas a realizar o check-out após encerrar a visita.
Dessa maneira, você poderá observar quanto tempo seu vendedor despende para cada cliente, e auxiliá-lo a manter uma agenda mais organizada e potencialmente menos estressante.
Qual o melhor aplicativo de check-in para vendas externas?
Existem vários apps que oferecem o serviço de check-in para vendedores, mas nenhum é tão completo quanto o Demander Força de Vendas.
Isso porque o Demander é integrado ao Finances Web, que além de ser um sistema de gestão empresarial de ponta, oferece:
- Dashboards inteligentes
- Interface amigável e descomplicada
- Acompanhamento e suporte para equipe de vendas externas
- Gerenciamento multi empresarial
- Loja virtual integrada à redes sociais
- Responsividade, o gestor pode acompanhar a empresa até mesmo pelo smartphone.
Tudo isso via web, sem a necessidade de bancos de dados ou servidores.